Minha caminhada até aqui...
Morador da cidade do Rio de Janeiro, passei grande parte da minha adolescência e vida adulta morando em uma comunidade. Quando ainda garoto meus pais se separaram e minha rotina foi alterada bruscamente pela necessidade de trabalhar para ajudar no sustento da nossa família. Na ocasião, eu, minha mãe e minha irmã.
Com 14 anos comecei a vender picolé, e foi vendendo picolé, há 28 anos atrás, que encontrei minha esposa.
Aos 17 anos, meu primeiro filho chegou e a procura por um emprego estável se tornou vital.
Então arrumei um emprego, como balconista, em uma padaria no bairro onde eu morava.
Os anos se passaram e trabalhei em outras atividades como, ajudante de pedreiro, frentista e auxiliar de escritório.
Passados 4 anos, com a chegada da Bruna, a família se completou!
Um período de desemprego chegou afetando a minha vida e na procura de estabilidade e melhor salário, fiz um curso voltado para área de telecomunicações em Paciência, onde eu morava. O curso me habilitava a trabalhar consertando linhas telefônicas, (OSC) Operador de Serviço ao Cliente, aquele profissional que visita a casas das pessoas para consertar telefones residenciais.
Nesta profissão trabalhei por muitos anos. E em um belo dia, na casa de um cliente que parecia muito bem sucedido ouvi a seguinte frase:
“Uma pessoa que nasce pobre não consegue enriquecer e está condenada a ser uma pessoa pobre pelo resto de sua vida”
Ouvir aquelas palavras me tocaram, não costumo ceder a pensamentos limitantes, mas aquelas palavras me fizeram pensar por um bom tempo. Eu já ia fazer meus 30 anos e desde muito novo trabalhava muito, finais de semana, feriados, duplas jornadas, horas extras. Apesar de tudo isso, continuava pobre e muitas vezes no limite da sobrevivência. Então pensei:
“Será mesmo que isso é verdade? Passarei minha vida inteira passando por privações e necessidades? Será que nunca poderei oferecer para minha família uma vida mais confortável e que traga sensação de segurança e menos incertezas? “
Se eu fosse rico, certamente deixaria de me preocupar com as pequenas coisas do dia a dia, além disso, poderia passar mais tempo com minha família e ter uma casa maior do que a casa que vivíamos que possuía apenas 1 sala , 1 quarto e 1 banheiro. Não ficaria mais preocupado com a lotação do UPA e com os tiroteios do bairro onde eu morava, porque poderia comprar uma casa maior em um lugar mais seguro. Então percebi que o dinheiro traz muito mais do que uma casa bonita com um belo carro na garagem, O DINHEIRO PERMITE QUE EU CUIDE DE MIM E DAS PESSOAS QUE AMO.
É AÍ QUE ESTÁ O VALOR DO DINHEIRO! A possibilidade de usar todo o meu tempo para estar coma minha família, viver momentos de tranquilidade e sem privações de coisas importantes como um bom plano de saúde. Poder inclusive, decidir me aposentar mais cedo se eu quiser. FAZER O QUE EU QUISER DA MINHA VIDA.
Naquela mesma noite, decidi que passaria a me dedicar a este propósito, ME TORNAR DONO DA MINHA PRÓPRIA VIDA. Pensei no que era necessário fazer e me coloquei em estado de execução! No dia seguinte, me matriculei em um curso supletivo para concluir o segundo grau, em seguida, ingressei na faculdade e me formei no curso tecnólogo de Automação Industrial. Era um curso de apenas 3 anos na faculdade Gama Filho em piedade. Fui um dos 12 que concluíram o curso, FUI O ORADOR DA MINHA TURMA.
Conquistei um emprego na minha área de formação e com um salário melhor! Mas para minha surpresa constatei que: Formado, em um novo emprego, com salário melhor, eu… CONTINUAVA POBRE!
Descobri que um aumento na minha renda não me gerava o resultado que eu esperava e então voltei a estudar, mas dessa vez EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Consumi dezenas de livros e quanto mais lia, mais tinha certeza de que era isso que me faltava! Então com 40 anos de idade, com 500 reais na conta bancária, desenhei um plano de 19 anos com aportes mensais e uma estratégia clara de investimentos para alcançar a riqueza, A SONHADA E NECESSÁRIA INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA. Hoje, estou no quinto ano desta empreitada e meus resultados me surpreendem, e a certeza que tenho é de que serei sim uma pessoa RICA, e muito mais cedo do que eu imaginava! Apesar de ainda não ter atingido completamente meu objetivo financeiro, já experimento uma enorme tranquilidade que reflete em qualidade de vida para toda a minha família.
A jornada ainda é longa, a disciplina e o foco são fundamentais! Mas cada passo a direção ao meu objetivo é uma grande alegria!
Minha jornada agora inclui uma missão: Mostrar que é possível! Ninguém além de você pode te limitar e com uma decisão você pode mudar toda a sua vida!
É necessário acreditar, ter disciplina e sabedoria. Mas é apenas uma questão de tempo porque ninguém pode parar uma pessoa que anseia por uma vida melhor para si e para sua família!